Quebrado sistema de criptografia da Internet do futuro

| sábado, 8 de novembro de 2008

Caro leitor, quem vos fala é o Jefferson.

Vocês ja leram o livro Fortaleza Digital (Dan Brown)??? Se leu deve se amarrar nessa parada de criptografia e talz, se naum leu recomendo, sinceramente é um livro muito bom.

Segue um post muito interessante sobre criptografia do futuro.
____________________________________________________________________



Pesquisadores holandeses quebraram o sistema de criptografia McEliece, considerado até agora como o sistema de segurança do futuro, que deveria proteger os dados dos computadores quânticos, máquinas futurísticas que deverão fazer os computadores atuais se parecerem com ábacos manuais.

O ataque utilizou uma rede de computadores interconectados ao redor do mundo. A professora Tanja Lange, da Universidade de Tecnologia Eindhoven, em conjunto com Christiane Peters e Daniel Bernstein, descobriu como acelerar os ataques ao sistema de criptografia McEliece.

Quebra da criptografia McEliece

Os pesquisadores escreveram um programa que é capaz de decifrar uma mensagem criptografada pelo sistema McEliece em uma semana, utilizando um cluster de 200 computadores de alta velocidade.

Segundo os pesquisadores, a quebra não invalida o sistema de criptografia, que pode ser escalado para utilizar chaves maiores de forma a evitar este tipo de ataque. Essa alternativa mantém o McEliece como um candidato para a criptografia quântica.

Criptografia RSA

Atualmente os sistemas de segurança de bancos e governos utilizam o sistema RSA. As chaves de criptografia originalmente pensadas para uso pelo RSA hoje podem ser quebradas em apenas 3 semanas em um PC comum. Contudo, a utilização de chaves maiores conseguiu elevar seu nível de segurança, o que permitirá seu uso ainda por muito tempo.

Contudo, como se espera que os computadores quânticos sejam infinitamente mais rápidos do que os computadores eletrônicos atuais, novos sistemas de criptografia deverão ser desenvolvidos, já que um computador quântico poderia quebrar o atuais sistemas em questão de horas.

0 comentários: